Coordenador : José AntÔnio Caldas Teixeira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391477.2206.212927.23032023
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A Liamee UFF tem atividades voltadas a alunos de graduação de todos os cursos da área da saúde. Além disso, ações voltadas ao público geral impactam positivamente a comunidade e os pacientes do Hospital Universitário Antônio Pedro.
Local de atuação: A Liamee UFF desenvolverá suas atividades nas dependências da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, no Hospital Universitário Antônio Pedro.
Objetivo
I. Promover a integração entre alunos de graduação, professores e profissionais dos serviços da área da saúde; II. Aprimorar o conhecimento teórico-prático no que tange aos temas da liga; III. Aperfeiçoar a relação com os pacientes, por meio da compreensão de conceitos-chave; IV. Fomentar produção acadêmica por trabalhos científicos; V. Promover cursos, simpósios e congressos, com participação de alunos, professores, pesquisadores e comunidade; VI. Realizar atividades de prevenção em saúde, junto à comunidade acadêmica, profissionais e sociedade geral; VII. Contribuir para a formação de profissionais capacitados a avaliar as evidências científicas disponíveis e conciliá-las com as vontades do paciente, visando uma melhor prática médica; VIII. Integrar as atividades com as de outras ligas acadêmicas; IX. Realizar atividades assistenciais diretas aos pacientes, especialmente aqueles cadastrados no Hospital Universitário Antônio Pedro.
Resumo
A Liga Acadêmica de Medicina do Exercício e do Esporte da Universidade Federal Fluminense (Liamee UFF) visa proporcionar enriquecimento da formação acadêmica, difundir a educação continuada em Medicina do Exercício e do Esporte e promover eventos, como aulas, estudos dirigidos, discussões de casos clínicos, leitura crítica de artigos científicos, palestras, cursos de férias, simpósios, treinamentos, atividades assistenciais diretas aos pacientes, seminários e simulados, oferecidos aos discentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e/ou à comunidade, bem como consolidar vínculos com entidades de referência em Medicina do Exercício e do Esporte. Salienta-se o caráter eminentemente educador da liga, artifício para o processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento de trabalhos científicos e pesquisas também constituem objetivos da Liamee UFF. Portanto, a liga pretende promover a integração entre alunos de graduação, professores e profissionais dos serviços da área da saúde; aprimorar o conhecimento teórico-prático no que tange aos temas da liga; aperfeiçoar a relação com os pacientes, por meio da compreensão de conceitos-chave; fomentar produção acadêmica por trabalhos científicos; promover cursos, simpósios e congressos, com participação de alunos, professores, pesquisadores e comunidade; realizar atividades de prevenção em saúde, junto à comunidade acadêmica, profissionais e sociedade geral; contribuir para a formação de profissionais capacitados a avaliar as evidências científicas disponíveis e conciliá-las com as vontades do paciente, visando uma melhor prática médica; integrar as atividades com as de outras ligas acadêmicas; realizar atividades assistenciais diretas aos pacientes, especialmente aqueles cadastrados no Hospital Universitário Antônio Pedro.